quinta-feira, 2 de maio de 2013

4.º sessão do Clube de Leitura - fotografia - FOOTBALL IN GUINEA-BISSAU



FOOTBALL IN GUINEA-BISSAU”, de Daniel Rodrigues (2013)


Escolhi a fotografia “Football in Guinea-Bissau”, de Daniel Rodrigues, um fotógrafo português, premiado pela World Press Photo, em 2013, na categoria Daily Life, pois foi a imagem que me marcou mais, porque retrata a pobreza que o povo da Guiné-Bissau vive no dia-a-dia.
Deve ser assim que muitos jogadores da Guiné Bissau começam o seu percurso no mundo do futebol e se tornam grandes jogadores. Começam em “pequenas” cidades e acabam em “grandes” cidades.
Os tons negros desta foto e o pó que anda no ar reforçam a ideia de que estas crianças e adolescentes têm pouco, mas que, mesmo assim, sabem divertir-se.
Enquanto nas grandes cidades existem campos de futebol enormes, regados praticamente todos os dias, gastando água que poderia ser dada a muitas crianças necessitadas, estas só têm um chão seco de terra para jogar futebol e nem balizas têm. A poeira que é levantada pelos pés dos jogadores realça o movimento e a alegria que estes sentem neste simples jogo, talvez a única das suas vidas.

Maria Carolina Ferreira - 9.ºB

4.ª sessão - fotografia - "At the Dandora dump"

At Dandora the Dump”, de Micah Albert (2013)

A fotografia que escolhi foi “At Dandora Dump”, tirada por Micah Albert, um fotógrafo norte-americano, e premiada na categoria Contemporary Issues, na World Press Photo, em 2013.
Esta fotografia representa o contraste entre dois mundos muito distintos e nela podemos ver pessoas que consomem o que outros já consumiram.
Nesta imagem de uma lixeira está em destaque uma senhora, sentada, lendo. A confusão de cores realça o amontoado de lixo, mas sobressaem certos pontos de cor. O estado climatérico, o céu carregado de nuvens, também é um dos fatores de embelezamento desta fotografia.
A forma como a senhora está vestida faz com que esta se enquadre meio onde está inserida, parece que faz parte daquele lugar. Penso que deve viver ali perto, numa barraca, ou até mesmo ao ar livre, no meio da lixeira. Apesar de parecer que a sua vida é muito triste, esta demonstra que está, de certa forma, a tentar divertir-se ou, através do livro que lê, a tentar deixar este meio poluído e desconfortável, indo para o mundo do livro cheio de fantasia.
O que mais me marca nesta imagem é o sítio onde esta pessoa está. É um local sujo, desconfortável, desumano, conseguindo transmitir uma certa dor a quem está a ver a fotografia, por contrastar com a nossa própria vida. É até chocante o à-vontade com que a senhora se senta a ler o livro, parecendo que está na sua sala de estar. 

Henrique Loureiro-9.ºB